A briga das duas maiores emissoras de tevê do Brasil para além da audiência
Nesta semana o Bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e "dono" da Rede Record de televisão foi acusado na Justiça de formação de quadrilha e desvio de dinheiro de fiéis para paraísos fiscais e compra de empresas.A Rede Globo, é claro, não perdeu tempo e, como sempre - misteriosamente - teve acesso às informações que circulavam sigilosamente no Ministério Público e logo na terça-feira lançou ao ar em horário nobre uma reportagem de 10 minutos a respeito. Naquele padrão Globo de Produção, a reportagem detalhava o caso com fotos, vídeos, interfaces gráficas e até trechos de documentos até então sigilosos.
A Record também não perdeu tempo e no dia seguinte respondeu ao ataque de forma ainda mais agressiva - midiaticamente falando. E não faltaram dados, gráficos, imagens de arquivo, trechos de reportagens e entonações na locução para revidar as acusações. Com direito ao histórico bombardeio da Globo à Lula nas eleições de 89 contra Collor, o famoso direito de resposta de Brizola na voz de Cid Moreira em pleno Jornal Nacional, e menções diretas ao acordo inconstitucional com a TimeLife durante a ditadura. Depois entrando num clima "video show" de auto-promoção, a matéria exalta a qualidade da programação que vem roubando a audiência da concorrente, o que julgam ser o motivo para o ataque, além de terminar - pasmem! -com uma assombrosa propaganda das obras sociais da igreja.
Está tudo vendido mesmo....
Hoje pela manhã o jornal O Povo , conhecido por suas páginas "cheias de sangue", estampava na capa a logo das duas emissoras com os dizeres: "Baixaria: A gente vê por aqui. O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo".
Que as duas emissoras estão com as contas sujas com o povo brasileiro ninguém duvida. Agora resta saber até onde vai essa briga de gigantes....
Às vésperas da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, onde serão discutidas as concessões de rádio e tv e a legislação brasileira para as telecomunicações (a mesma há décadas), será que pelo menos essa baixaria (pelo menos uma vez posso concordar com O Povo) sensibiliza a opinião pública para a importância de se envolver neste debate?
Abaixo os vídeos, divirtam-se (pior de tudo é que chega a ser engraçado)...
Jornal Nacional de 11/08 noticiando o caso do Bispo Edir Macedo na Justiça, acusado de desviar dinheiro da Igreja Universal
http://www.youtube.com/watch?
http://www.youtube.com/watch?
Nenhum comentário:
Postar um comentário