domingo, 24 de maio de 2009

Resultado da seleção dos Pontos de Cultura RJ

O Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado de Cultura divulgam o resultado final do Edital de seleção dos 150 Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
O edital, lançado em outubro de 2008, bateu recorde de inscrições em relação no histórico do programa Programa Mais Cultura, recebendo 715 projetos de todo o Estado. Dos 92 municípios, 84 enviaram propostas (91%) e 74 municípios foram contemplados com Pontos de Cultura, totalizando 80% do Estado atingido pelo programa.
Além do importante mapeamento dos agentes culturais do Estado proporcionado pela participação dos grupos no edital, as propostas enviadas foram também um importante sinalizador da necessidade de políticas específicas para alguns segmentos artísticos, como literatura e banda.

Devido ao grande número de inscrições e da qualidade dos projetos, a SEC e o MinC estão estudado ainda a possibilidade de contemplar mais propostas, configurando 250 Pontos de cultura para o Rio de Janeiro.

Todos os projetos inscritos - selecionados ou não - entrarão para um banco de projetos da Secretaria, podendo ser encaminhados para outras ações, além de poderem contar com o Escritório de Apoio à Produção Cultural no conveniamento, gestão e elaboração de novos projetos para diversos editais e linhas de fomento.

Nós, da equipe da Coordenação da Diversidade Cultural da SEC, que trabalhamos e acreditamos muito neste projeto, ficamos extremamente felizes com este resultado e agradecemos a todos aqueles que participaram!


Confira o resultado em www.pontodecultura.rj.gov.br

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Manifestação Pró Hélio Oiticica


PARANGOLÉ DE MUITOS


O IMAGINARIO PERIFÉRICO, a EBAUFRJ, a ECOUFRJ, a UNIVERSIDADE NÔMADE e o PROJETO HÉLIO OITICICA, convocam todos os artistas interessados a participar da manifestação PRÓ Hélio Oiticica a fazerem seus parangolés conforme instrução abaixo e se juntarem a esse corpo coletivo pedindo a permanência da obra de HO no Centro de Arte que leva seu nome.


23 maio - sábado - 15h

Endereço: Luís de Camões 68 – Centro – Rio de Janeiro
[Em frente ao Centro de Arte Hélio Oiticica]



Programação:

>Video-performances do Imaginário Periféricona obra Rodislândia no Centro H.O.
>Treme terra de Aderbal Axogum
>Nimbo Oxalá de Ronald Duarte
>Chapéu Panorâmico de Romano
>Musa Paradisíaca de BobN Venha e faça você mesmo seu Parangolé.



Leia abaixo a proposição de Hélio Oiticica e entre nessa onda.


INSTRUÇÕES para feitura-performance de CAPAS FEITAS NO CORPO
hélio oiticica [1968]

1- cada extensão de pano deve medir 3 metros de comprimento.
2- o pano não deve ser cortado durante a feitura da capa, de modo a manter a estrutura extensão-extensão como base viva da capa.
3- alfinetes de fralda devem ser usados para a construção da capa, que será depois cosida.
4- a estrutura da capa construída no corpo deve ser improvisada pelo participador; se a ajuda de outros participadores vier a calhar, ótimo; a estrutura deve ser construída em grupo em cada corpo participante, e feita de modo a ser retirada sem destruir, como uma roupa.
5- um grupo pode construir uma capa para várias pessoas, numa espécie de manifestaçãqo coletiva ao ar livre.
6- o uso de dança e/ou performances criadas por outros indivíduos é essencial à ambientação dessa performance: assim como o uso do humor, do play desinteressado, etc. de modo a evitar uma atmosfera de seriedade soturna e sem graça.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Festa de Jongo em Homenagem aos Pretos - Velhos no Quilombo São José em Valença

Dia 16 de maio de 2009, sábado,a partir das 10h da manhã - Entrada franca.


Para quem não tiver como chegar lá, haverá ônibus saindo da Fundição Progresso às 8h do sábado e retornando no domingo após a festa mediante reserva (as vagas já estão acabando!).
Reservas e informações pelos tels: (21) 2222.3458 ou 9209.7096 ou pelo email jongo@quilombosaojose.com.br.


O Quilombo São José é uma comunidade de 200 negros da mesma família que preservam o jongo, dança de roda considerada uma das origens do samba, trazida de Angola para a região Sudeste do Brasil-Colônia pelos escravizados.Essa família permanece há 150 anos na mesma terra mantendo ricas tradições como o jongo, a umbanda, o calango, o terço de São Gonçalo, a medicina natural, rezas e benzeduras, a agricultura familiar entre outras.Até 4 anos atrás a comunidade não possuía luz elétrica vivendo em semi-isolamento. A floresta, as casas de barro com telhados de palha, o candeeiro, o ferro à brasa e o fogão de lenha ainda fazem parte do cotidiano.


Programação da Festa

Sábado
10 horas - Missa afro ao ar livre
12:30 horas - Feijoada
13hs - Folia de Reis - Valença
13: 30 hs - Ciranda de Tarituba - Parati
14:00 hs - Capoeira, Maculele e Samba de Roda
15:00 hs - Boi Pintadinho e Mineiro Pau - Miracema
15:30 hs - Jongo do Quilombo São José
16:00 hs - Jongo de Barra do Piraí
16:30 hs - Jongo de Pinheiral
17:00 hs - Jongo de Quissamã
18 hs - Confraternização entre os grupos
19 hs - Benção da fogueira pela matriarca da comunidade Mãe Tetê
19:30 hs - Homenagem aos Pretos-Velhos e Início da Roda de Jongo na beira da fogueira com a participação de todos os presentes.
21 hs às 7 hs da manhã - Baile de Calango intercalado com Roda de Jongo na fogueira até o sol raiar.

Durante toda à noite e madrugada barraquinhas venderão comidas típicas e artesanatos do local e serão assadas batatas na fogueira.

Domingo
8:00 hs - Café da manhã
9:00 hs - Jogo de futebol da comunidade e visitantes
12:00 hs - Encerramento da festa



Gente, vale a pena!
Nos vemos lá!
Beijos

domingo, 10 de maio de 2009

Temporada de caça no Otto

Passando tranquilamente de ônibus a caminho do trabalho eis que me deparo com uma atrocidade em forma de outdoor: "Temporada de caça no Otto: Sabores primitivos para paladares refinados".
 
Para quem não conhece, o Otto é um restaurante na Tijuca e nos meses de abril e maio eles inventaram esta "temporada de caça", onde servem carne de javali, paca, lebre, cateto, capivara, queixada e marreco - muitos destes animais em extinsão. (http://www.otto.com.br/)
 
Além de uma grande reviravolta no estômago em pensar nesse monte de carne junta, me deixou bastante incomodada um evento gastronômico com o nome de "temporada de caça"! E o pior que tem no outdoor a foto dos pratos, com o formato até da patinha do animal!!!!
E abaixo do outdoor, a roupa pendurada da moradora de rua que "mora" ali do lado do Tijuca Tênis Clube (quem mora na Tijuca sabe bem quem é a figura..)
 
Aí mais uma vez a gente pára e pensa... "Que mundo é esse que eu tô vivendo mesmo?"
Dinheiro, trabalho e status envolvidos na espetacularização desse crime ambiental, ao lado de um crime social que já faz parte do cotidiano...
 
A temporada de caça vai continuar, algumas pessoas vão ignorar esse e-mail e não sou eu que vou convencer as pesssoas de serem vegetarianas...Só não consegui ficar calada (quem me conhece, sabe...rs)