segunda-feira, 12 de abril de 2010

Gilberto Gil e a Cultura Digital

“É um novo mundo, por causa especialmente da acessibilidade e da velocidade, da generalização de usos e penetração desses usos em esferas antes assumidas por poucos grupos. (...) Surge a questão da multicapacitação, das multiutilizações, de tudo que o mundo digital proporciona, que é um mundo que socializou também todas as ferramentas, que agilizou as inteligências funcionais, que é como as inteligências entram em função no diálogo com as mentalidades.”


“Mas o mundo digital aproxima muito virtualidade e atualidade, fica muito confundido, e é difícil de contar esta inundação.”


“A tecnologia é a concepção que o homem foi fazendo de sua própria extensão.”


“Hoje não é mais o pequeno recanto que reivindica sua sucessão ao universal, é o universal que chama o local para que ele venha...”


“As idéias estão muito próximas, a tecnologia aproxima o virtual do atual, aquilo que era virtual já está sendo. (...) Por isso mesmo a produção entendeu que seu grande produto é o conhecimento”.


[Sobre a relação particular do Brasil com a Cultura Digital] Você tem uma marca, semântica, conceitual que pode servir de referência para a compreensão disso que é a antropofagia, essa capacidade de fusão e absorção, que virou marca desde Oswald de Andrade, passando pela Tropicália.”


“É uma tendência que a juventude do mundo todo está percebendo, no sentido de não se conformar mais com as restrições das especialidades, se formar em alguma coisa, de trabalhar num determinado setor.”


“Política é um instrumento do direito de legítimos ou de alguma forma reivindicados por alguém ou por um grupo. Ela não tem vida própria. Política é para uma finalidade humana qualquer que é pré-estabelecida antes da política. (...) A política é o que nós queremos fazer das coisas.”


“O mundo digital parece aproximar essas áreas [arte e ciência]. Aquilo que eu disse do virtual e do atual, a possibilidade atualizante desse mundo é impressionante. Vai além do romantismo ou da contracultura, possibilitando que indivíduos ou coletivos possam fazer esse exercício de criatividade.”



* Extraído da entrevista de Gilberto Gil na publicação Culturadigital.br


Nenhum comentário: