domingo, 10 de maio de 2009

Temporada de caça no Otto

Passando tranquilamente de ônibus a caminho do trabalho eis que me deparo com uma atrocidade em forma de outdoor: "Temporada de caça no Otto: Sabores primitivos para paladares refinados".
 
Para quem não conhece, o Otto é um restaurante na Tijuca e nos meses de abril e maio eles inventaram esta "temporada de caça", onde servem carne de javali, paca, lebre, cateto, capivara, queixada e marreco - muitos destes animais em extinsão. (http://www.otto.com.br/)
 
Além de uma grande reviravolta no estômago em pensar nesse monte de carne junta, me deixou bastante incomodada um evento gastronômico com o nome de "temporada de caça"! E o pior que tem no outdoor a foto dos pratos, com o formato até da patinha do animal!!!!
E abaixo do outdoor, a roupa pendurada da moradora de rua que "mora" ali do lado do Tijuca Tênis Clube (quem mora na Tijuca sabe bem quem é a figura..)
 
Aí mais uma vez a gente pára e pensa... "Que mundo é esse que eu tô vivendo mesmo?"
Dinheiro, trabalho e status envolvidos na espetacularização desse crime ambiental, ao lado de um crime social que já faz parte do cotidiano...
 
A temporada de caça vai continuar, algumas pessoas vão ignorar esse e-mail e não sou eu que vou convencer as pesssoas de serem vegetarianas...Só não consegui ficar calada (quem me conhece, sabe...rs)

2 comentários:

Monica disse...

Aline, concordo plenamente com você!!!! Sou vegetariana, mas acho que esse tipo de propaganda (para não dizer "tipo de comida") é de embrulhar até o estômago de um Viking!!!! Infelizmente as pessoas cagam e andam para o sofrimento animal. É baby beef, patê de foie gras! Uma barbaridade!
Abraços
Mônica

Juliana disse...

Bem, respeito o fato de serem vegetarianas e não gostarem de carne e tudo mais. Mas não é crime ambiental o que fazem, visto que, como consta no site do restaurante, os animais para abate são criados para esse fim, e não literalmente caçados como dá a entender o outdoor. Essa prática é legalizada por várias entidades de controle ambiental do país. Então, seria quase tão cruel quanto comer carne de boi que é usual. A única coisa que poderia embrulhar o estômago dos mais frescos é se tratar de carnes não habituais no cardápio dos brasileiros. E, é claro, o estômago de vegetarianos que se enjooam com qualquer carne, pela sua opção alimentar, que, repito, eu respeito, mas não partilho.