quarta-feira, 7 de abril de 2010


A chuva que atingiu a região metropolitana do Estado do Rio entre a última segunda e terça-feira (5 e 6/04), provocou uma série de estragos urbanos, paralisação das atividades na cidade, mais de 90 mortes e algumas conclusões infelizes sobre a política pública do Estado.

O governador Sérgio Cabral coloca a culpa das mortes em função dos deslizamentos em moradores das áreas irregulares das encostas (leia aqui). Em uma atitude irresponsável enquanto gestor público, conclui que estes moradores ocupam tais espaços por insistência e vontade própria, "atrapalhando" o trabalho de revitalização da cidade maravilhosa.

Sob esta argumentação, ainda justifica o projeto paleativo e preconceituoso de construir muros em volta dos morros para impedir a expansão das favelas, como há está sendo realizado no Complexo da Maré (como mostra a foto abaixo).

Curioso é que em momento algum as palavras "saúde", "educação", "meio ambiente", "segurança pública", "saneamento básico" aparecem em sua fala em relação aos moradores das favelas. Em vez de garantir o acesso a estes direitos básicos à (toda) população, o governador Sérgio Cabral e seu amigo prefeito Eduardo Paes preferem investir o dinheiro dos impostos dos trabalhadores em obras cosméticas e propaganda da cidade.

E ainda gastam dinheiro público fazendo campanha eleitoral antes da hora defendendo os royalties do petróleo para o Rio. Francamente....

Na contramão dessa falta de sensibilidade, internautas se organizam para realizar um evento em prol dos desabrigados:
http://spreadsheets.google.com /viewform?formkey=dEhpdEZqeW50Mktra0JLcDFoeERnY1E6MA


Leia as matérias publicadas na mídia alternativa:

http://ocidadaonline.blogspot.com/2010/04/sergio-cabral-acusa-os-pobres-das.html

http://www.apn.org.br/apn/index.php?option=com_content&task=view&id=1616&Itemid=1

http://virusplanetario.wordpress.com/2010/04/07/chuvas-no-rio-nem-tudo-vale-a-pena/

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho certeza que não foi essa a intenção. Cabral está nervoso, aliás, todos nós estamos nervosos com esses acontecimentos.

Jamile Barbosa disse...

Muito triste essa situação e o descaso das autoridades.

Espero que tudo se resolva o mais breve possível e que tudo sirva de aprendizado para as autoridades já que o estado do RJ será sede de grandes evento esportivos...

Porém antes de tudo existe cidadãos que merecem respeito e cuidados

Direitos iguais a todos!!

Jamile Barbosa