domingo, 14 de março de 2010

A cultura da conferência

Além do debate de propostas, não poderia faltar intervenção cultural na II Conferência Nacional de Cultura.

Usando apenas um sistema de som (leia-se autofalante) com rodinhas e muito carisma, a Rádio Conferência anima a IICNC com informes, poesia e música regional. A rádio não deixa o hall do centro de convenções ficar em silêncio um só instante, nem quando o som do forró improvisado começa a adentrar as salas de reunião onde os GTs estão reunidos. E quem passa desavisado no corredor de repente corre o risco de se ver a “bater a mão, batendo também o pé” ao som do carimbó. Entre os informes, um delegado da classe circense avisa: “Está circulando uma proposta de proibir o uso do termo 'palhaço' e 'palhaçada' ao se referir ao atos ilícitos no Congresso Nacional. Vamos repeitar a nossa profissão!”.

Em uma saudável concorrência, a Rádio Nossa Casa da Amazônia, “ocupa os espaços mal ocupados” com uma instalação de fotografias, artes plásticas com material reciclado e camisetas customizadas. A rádio já havia feito sucesso na Conferência Nacional de Comunicação, em dezembro passado, com apenas um megafone e volta à Brasília na Conferência de Cultura. Trazendo a arte da população ribeirinha, o projeto pauta questões como o acesso à cultura e o “Custo Amazônico” (o custo necessário de se realizar ações na Amazônia).

Fechando as atividades de sábado no Centro de Convenções Brasil XXI, o grupo de percussão feminina Batelata veio para acordar os participantes após as discussões nos grupos de trabalho.

À noite, o palco Waly Salomão na Funarte recebeu o Cavalo Marinho Boi Brasileiro do Mestre Luis Paixão, de Pernambuco, abrindo o palco para intervenções alternativas à programação.
Além do palco musical, o espaço conta com exposições de artesanato e artes visuais, todos os trabalhos fruto do edital Interações Estéticas.

Hoje acontece a Plenária Final, que irá aprovar 32 prioridades para a II CNC, das propostas saídas dos sub-eixos e das conferências pré-setoriais. Cada um dos 7 grupos de trabalho ontem definiram 5 propostas, que já estão garantidas no caderno final.

Continue acompanhando a Conferência pelo site www.conferenciadecultura.com.br, no twitter pela hashtag #iicnc e por essa que vos fala, @alinecarvalho.

Até mais!

Nenhum comentário: